top of page
Foto do escritorAna Carolina Tomé Rocha

Você só vai poder se definir na sua própria historia

Uma vez li que se a vida de cada pessoa fosse um livro, nós seríamos personagens dentro dessa história. Por exemplo, você poderia ser o amor da vida de alguém ou o vilão, poderia nem ser citado no livro de alguém que você estima e vice-versa. Isso me fez pensar sobre como nós tentamos demais participar da história da vida de outras pessoas, buscando uma posição de destaque quando já temos o cargo de protagonista da nossa história.


Inconscientemente ou conscientemente tentamos diversas vezes agradar e deixar uma marca na vida de alguém na espera de algum reconhecimento, porém não somos nós que podemos decidir como cada pessoa vai interpretar nossas ações, independente se forem boas ou não. Porque cada um vai definir a visão que tem dos personagens da própria jornada.


Até hoje eu tenho dificuldade em me reconhecer como protagonista, é como se eu não conseguisse assumir esse papel, não me vejo como alguém interessaria pela minha história. Entretanto aí está o X da questão, eu não preciso fazer minha jornada ser interessante pra alguém que não seja eu mesma. Por isso aos poucos venho tentando entender que só eu posso me definir na minha própria história.


Sabe quando um filme chega na parte final e sobre os créditos, e aparece dirigido, editado, roteirizado por tal pessoa, na sua vida o seu nome tem que estar em todas as funções, ninguém pode ou deve controlar o que você quer, sei que é difícil, pois se deixar levar e seguir o plano já criado para nós é tão simples.


É bizarro pensar quantas vezes me podei ou me retrai, sendo que nada disso era importante para minha narrativa. Por isso eu te convido a pensar bem no que você vai querer mostrar pro mundo ou o que você quer que as pessoas vejam.


Escuta sim as músicas que te fazem bem, leia sim os livros que só você gosta, faça tudo aquilo que te permita sentir o protagonismo na sua vida. Tome o controle e seja o astro da sua trajetória, diga não para quando as coisas te incomodarem e diga sim para as coisas que te alegram. Não pense demais em como isso pode parecer para as pessoas ao seu redor, só dê o seu melhor.


E me diga nos comentários como você se vê na sua própria história?



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page