A produção de conteúdo é um trabalho de muitas etapas, até o consumidor final ter seu vídeo, texto, post, etc no feed vários pensamentos e ações foram tomadas pela pessoa que idealizadora da obra. E nós como espectadores, diversas vezes não vemos como esses estágios podem ser cansativos devido a todo empenho colocado.
Nunca pensei que produzir conteúdo fosse fácil, mas tem dias que são mais desgastante do que outros. É uma rotina semanal e às vezes diária de planejamento de pauta, organização de roteiro, gravação, edição, criação de capas e legendas, postagem e depois acompanhamento do post. Em alguns casos também temos que lidar com frustração da entrega do conteúdo não ser tão boa assim.
Claro que eu não espero hitar sempre, e sei que por estar no começo ainda estou construindo minha audiência e comunidade. Porém é desgastante sentir que estou falando sozinha e não ter interação como retorno, não ter engajamento ou curtidas em algo que eu trabalhei tanto para lançar.
Os dias são dedicados a esse objetivo, também lidamos com questões externas como barulho na hora de gravar, falta de criatividade ou no meu caso, falta de tempo. Pois ainda não tenho como me sustentar só com a produção de conteúdo, preciso estar no meu trabalho CLT das 14h às 23h todos os dias. Então é um período do meu dia em que meu foco é outro.
E isso às vezes é sufocante, já que eu gostaria de focar minhas energias nesse projeto que me faz bem, por mais trabalhoso que seja, escrever e gravar videos, estudar sobre os conteúdos é algo que me alegra. Foi por isso que cursei jornalismo, mas na vida adulta nem tudo são flores.
Outro ponto é também conciliar a rotina de casa, como organizar o ambiente, cuidar dos gatos, fazer todas as refeições, ter que se maquiar nos dias de gravação, entender os melhores horários para tudo isso. São pequenos detalhes que algumas vezes tomam uma proporção maior que o devido.
Diante disso tento exercitar o máximo de técnicas de organização possíveis e busco tentar não surtar com o cotidiano. Tarefas que se tornam difíceis em diversos cenários, pois minha ansiedade é tão latente que a vontade de desistir de tudo grita em meus ouvidos sempre que produzo algo, e minha mente me pergunta por que tanto trabalho? O retorno vale a pena?
Nos dias em que estou bem, respondo a voz que vale sim a pena, que minha jornada só está começando, entretanto nos dias que não estou bem, penso nessa frase da série norueguesa Skam.
“Quando tudo parecer sem esperança. Apenas viva um dia de cada vez. E se um dia parecer demais, viva uma hora de cada vez. E se uma hora for demais, leve um minuto de cada vez”
Sei que a frase é para um casal, mas eu levo pra minha vida, porque me traz um conforto imenso, então se você ler isso, tenta ser mais gentil com os produtores de conteúdo que você e também não se irrite tanto com quem trabalha com atendimento ao público, por mais complicado que seja, estamos tentando dar conta de tudo.
E deixa aqui nos comentários, o que você faz no seu dia a dia pra não desistir dos seus objetivos?
Commentaires